Vendas online: veja como levar a sua loja para o universo digital de um jeito fácil e aumente seus lucros. - Rensoftware

Vendas online: veja como levar a sua loja para o universo digital de um jeito fácil e aumente seus lucros.

Pensando em como criar a sua loja virtual? Confira 6 passos para iniciar suas vendas online! 

As vendas online conquistaram a preferência do público de maneira definitiva. A comodidade e a segurança proporcionadas por esse método de compra são características marcantes que incentivam e promovem o consumo virtual.

Dessa forma, vender à distância tornou-se comum para o cliente, porém, será que a sua loja está preparada para entrar no chamado e-commerce?

A necessidade de adaptação ao novo perfil do consumidor é evidente! Para você, que tem uma loja física e deseja continuar crescendo no mercado, ter uma loja virtual é fundamental, não só para ampliar os negócios, mas para estar mais próximo do seu público. 

Loja virtual: o que é e quanto custa?

Diferente de uma loja física, em que há um ponto de venda com exposição de produtos e um vendedor para o atendimento ao cliente em determinado período, a loja virtual está disponível 24 horas, o cliente pode se auto atender e a jornada de compra acontece pelo computador, celular ou tablet.

O custo para montar a sua loja virtual pode variar de acordo com o porte e objetivos da empresa. Para um especialista em desenvolvimento de sites, o valor do e-commerce depende da complexidade da página e dos recursos utilizados para expor os produtos.

O empreendedor deve avaliar não apenas o custo, mas também o valor que a loja virtual vai gerar para a marca, uma vez que a presença no mundo digital oferece alcance e disponibilidade ilimitados.

Mas não há motivos para desanimar. No decorrer deste artigo você descobrirá opções com excelente custo-benefício! 

Vantagens da loja virtual

Se ainda está em dúvidas sobre abrir ou não a sua loja virtual, confira o quanto benéfica ela pode ser para os seus resultados. 

– Visibilidade: para começar, uma loja virtual pode colocar o seu negócio em evidência para o mundo todo e assim conquistar o público que a sua loja física não consegue alcançar, aumentando as oportunidades de vendas.

– Praticidade: em poucos cliques, seus produtos e serviços são apresentados ao consumidor. Sem dúvidas, as vendas online são revolucionárias devido à praticidade que proporcionam tanto para o cliente, quanto para a empresa. Para a empresa, o fato de construir sua marca e incluir seus produtos no mesmo espaço em um curto período otimiza o tempo de gestores e colaboradores. E para o cliente, já sabemos: comprar no sofá de casa é muito confortável. 

– Funcionamento ampliado: na loja virtual não existe a limitação de atuar no horário comercial. Os produtos estão disponíveis na internet 24 horas por dia. Deu meia-noite e tem cliente precisando de atendimento? Um chatbot pode tirar as dúvidas do consumidor e realizar as compras a qualquer momento.

Como vender online?

Com todos esses benefícios, você precisa levar essa ideia para o seu negócio. Não sabe por onde começar? Não se preocupe. É por isso que estamos aqui! O universo do e-commerce é gigantesco e tem espaço para todo tipo de negócio.

Veja o passo a passo que listamos para você colocar suas ideias em ação.

1º passo – Estude seu mercado

Antes de criar a sua loja virtual, você precisa entender e pesquisar como o mercado online funciona. Busque pelos produtos de maior interesse para o seu público, descubra em quais canais eles estão e entenda as tendências de consumo.

2º passo – Cuide do planejamento financeiro

Os gastos são inevitáveis, mas um ponto que beneficia muito o empreendedor no mundo digital é a facilidade de criar uma empresa, por exemplo, sem muitas despesas.

Caso ambos os empreendimentos, físico e online, sejam integrados, o planejamento será o mesmo. 

Cabe pensar, neste passo, a quantidade e o perfil dos seus colaboradores, estoque, publicidade, logística de entrega e devoluções, formas de pagamento e descontos, etc.

Também é necessário incluir as despesas da sua loja virtual como domínio do site, plataforma que a ser utilizada e, até mesmo, o profissional que vai desenvolver a loja online.

3º passo – Crie sua loja virtual

Depois do planejamento financeiro e de conhecer melhor as tendências do mercado para o seu segmento online, você está pronto para investir na sua loja virtual. Primeiramente, você precisa de um site, um ambiente para mostrar ao seu público a casa do seu negócio, só que online.

Nele, é possível colocar informações sobre a empresa, se comunicar melhor com o seu público e claro, construir a sua vitrine para vender os seus produtos ou serviços. 

4º passo – Divulgue a sua loja

O que adianta criar um site e não divulgar? Compartilhe a novidade com seus colaboradores, fale com os seus contatos, fornecedores, parceiros e invista também em marketing digital.

O importante não é ter tudo ou estar em todos os lugares e plataformas, mas saber utilizar as ferramentas certas para alcançar as pessoas certas.

5º passo – Seja omnichannel

Seu e-commerce ganha forças quando você investe em iniciativas para implantar a estratégia omnichannel, que nada mais é do que vender em multicanais.

Dessa forma, o seu negócio pode aproveitar as vendas multicanal de maneira integrada. Sabe aqueles sites que dão a opção de retirar na loja física? É assim que você consegue deixar o seu cliente mais confortável na hora da compra e ampliar o seu negócio, ao mesmo tempo.

Tudo em nome da facilidade tanto para o público como para a empresa. O WhatsApp, por exemplo, tem se mostrado um forte aliado para vendas online. Fica a dica!

6º passo – Foco no atendimento

Com as vendas bombando, você não pode deixar de pensar nem por um minuto no seu cliente. Preze por um atendimento de qualidade e tenha como diferencial a cortesia, o respeito e atenção que o seu público merece. 

Treine uma equipe para focar no atendimento e dominar as ferramentas que serão utilizadas, como o Webchat, WhatsApp e Messenger. 

E então, por onde começar?

Agora que você sabe que investir em vendas online é realmente um bom negócio, comece cuidando da gestão da sua loja. Com o EasyRen você aproveita todos os benefícios citados e também conta com o suporte de uma equipe incrível e preparada para te ajudar. 

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