Taxa de Churn: Veja como mensurar e reduzir essa taxa - Rensoftware

Taxa de Churn: Veja como mensurar e reduzir essa taxa

Saiba o que é a Taxa de Churn para que possa mensurá-la e começar a fazer uso estratégico do indicador para potencializar seus resultados.

Acompanhar a Taxa de Churn é de extrema importância para a gestão. Já que ter todos os indicadores sob constante análise dos profissionais permite que a empresa otimize seus resultados.

Afinal, acompanhando os relatórios e indicadores, a gestão consegue fazer ajustes para potencializar seus lucros e alcançar resultados nunca antes vistos na instituição.

Neste artigo, nós vamos te explicar tudo sobre a Taxa de Churn e como fazer uso dela no cotidiano de sua gestão para implementar otimizações em seu negócio.

O que é a Taxa de Churn e qual a sua importância?

A Taxa de Churn é uma métrica para negócios que cobram mensalmente por um serviço, com objetivo de identificar quantos cancelamentos foram feitos em determinado período.

Dessa forma, é possível analisar quanto a empresa perdeu por mês ou em outro período conforme seu interesse. Esse número viabiliza que sejam feitas análises estratégicas para evitar que o indicador se eleve.

Afinal, perder clientes é prejudicial para todos os negócios. Portanto, analisando os dados de eventuais perdas é possível rastrear quais são os prováveis motivos de cancelamento.

Ou seja, o objetivo de atingir essa taxa é traçar estratégias eficientes visando manter o Churn sempre baixo.

Como a Taxa de Churn deve ser calculada?

É importante saber que o cálculo da Taxa de Churn deve ser feito considerando um período, seja mensal, semestral ou anual. O cálculo em si é bem simples, confira:

Churn: total de clientes cancelados / número total de clientes ativos do período analisado.

Muito embora pareça um cálculo simples e de fato seja, a complexidade se dá em relação a identificação dos números que serão usados.

Quem não tem um sistema ERP encontra dificuldade de levantar tais informações de modo confiável para chegar ao dado pretendido.

Afinal, é preciso analisar períodos longos como o trimestre, semestre e ano, o que acarreta dificuldade quando se trata de planilhas.

Quem deseja acompanhar métricas de seu negócio com mais facilidade, sempre deve investir em um sistema ERP com o objetivo de otimizar a gestão.

Afinal, reduzir a taxa de Churn é o maior objetivo porquê?

Calculou sua Taxa de Churn e percebeu que o número é elevado? Ter uma grande quantidade de cancelamentos de seu serviço nunca é positivo para a empresa.

O ideal é que o negócio tenha clientes fiéis e satisfeitos com a contratação feita. Por isso mesmo, é preciso diminuir o Churn.

Quando a empresa investe na atração de novos clientes e consegue fechar novos negócios, deve investir também na fidelização do público já presente.

Dessa forma, conseguirá reduzir a Taxa de Churn trazendo resultados financeiros positivos para o negócio a partir da fidelização dos clientes.  Algumas técnicas para reduzir o Churn são interessantes, como:

1.  Pedir feedback para os clientes

Quando a empresa recebe feedbacks, consegue se precaver e evitar que clientes fiquem insatisfeitos ao ponto de pedir o cancelamento.

Afinal, os clientes cancelam quando não veem motivo para manter o pagamento mensal. E isso geralmente está atrelado ao fato de não perceber o valor da solução que adquiriu.

Ao perceber clientes com sinais de insatisfação, a equipe pode tentar novas abordagens visando a manutenção do relacionamento para evitar o cancelamento.

2.  Faça análises periódicas

Mantendo as análises atualizadas, a equipe consegue investir em estratégias para melhorar os produtos ou serviços, visando se adequar ao gosto do público-alvo.

Bem como, consegue identificar quais são os principais motivos para o cancelamento de clientes. Assim, o time poderá corrigir erros apontados pelos clientes insatisfeitos.

Tais aspectos funcionam como argumento para tentar retomar novos negócios com clientes que optaram pelo cancelamento. Após identificar e corrigir problemas apontados pelos consumidores, a empresa tem argumento para retomar o relacionamento com o cliente, visando voltar a prestar serviço para aquele consumidor.

3.  Clientes insatisfeitos mancham a reputação da empresa

É sempre importante lembrar que, mesmo com alto investimento em marketing para atrair novos clientes, aqueles que estão insatisfeitos e cancelaram tendem a falar sobre isso.

Seja nas redes sociais ou no círculo social, os consumidores que tiveram uma experiência ruim comentam com as pessoas próximas que a empresa os decepcionou.

E obviamente isso é prejudicial para o seu negócio, gerando a necessidade de lidar com a reputação manchada. O ideal é evitar que seu público sofra com tal grau de insatisfação para que a sua marca mantenha uma boa reputação no mercado.

4.  Fidelização diminui custos

Toda empresa deve ter o foco na fidelização de seus clientes. Assim, os gestores podem investir menos em captação de novos clientes.

Muitas vezes, o investimento em fidelização custa menos que o investimento em captação de um novo público.

Portanto, é interessante para o orçamento de todo negócio ter clientes satisfeitos. Principalmente quando a satisfação é tão elevada que o próprio consumidor indica o serviço para amigos e parentes, contribuindo para que novos contratos sejam feitos.

Em resumo, o trabalho de redução da Taxa de Churn é fundamental para a manutenção da competitividade da empresa em seu nicho.

Ou seja, conhecer seu Churn e acompanhar a taxa de perto é fundamental para traçar estratégias para o negócio, viabilizando ótimos resultados no curto e longo prazo.

Mensure sua Taxa de Churn com EasyRen e automatize sua rotina!

Sabendo a importância de acompanhar a Taxa de Churn, é hora de usar uma ferramenta que facilite o processo!

O EasyRen é um sistema completo para a gestão de seu negócio, possibilitando o acompanhamento da Taxa de Churn e muitos outros indicadores de gestão.

Nossa solução facilita a tomada de decisões estratégicas e possibilita que o seu negócio prospere em seu nicho. Ter um sistema que facilita a gestão de clientes, mostra todos os indicadores de forma fácil e tem uso intuitivo, possibilita otimização de seus resultados.

Um ERP garante que sua equipe tenha o tempo otimizado e possa traçar estratégias que tornam a empresa muito mais competitiva em seu nicho.

Experimente o EasyRen no cotidiano de seu negócio para usufruir de resultados acima da média, basta clicar em QUERO CONHECER O EASYREN para facilitar a gestão de sua empresa.



Deixe uma resposta