Saiba como vai funcionar o Araguaína Startup Weekend

Serão três dias de muitas ideias, mentorias e formatação dos projetos em modelos inovadores de negócio

 Araguaína receberá a segunda edição local da Startup Weekend nos próximos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). O evento é considerado o mais importante nas áreas de empreendedorismo e inovação do mundo.

Tudo começa com a inscrição das equipes, pela internet apenas, no site www.sympla.com.br/startup-weekend-araguaina__363139.

Geralmente, os grupos são formados por desenvolvedores, que são profissionais com conhecimentos técnicos em programação; o designer, que é especialista em layout e design gráfico; e o empreendedor, que é especialista em negócios.

“Mas a formação das equipes é bastante livre, qualquer profissional ou estudante pode participar. A regra é ter ideias inovadoras!”, informa Romualdo Fonseca, da organização do Araguaína Startup Weekend.

Sexta-feira, primeiro dia

O Startup Weekend começa no final da tarde de sexta-feira. As ideias são apresentadas na solenidade de abertura do evento (19 horas, no auditório da FACDO) e as mais votadas serão selecionadas para serem trabalhadas durante a jornada. Cada grupo vai representar uma das ideias.

Sábado, segundo dia

Durante todo o sábado, os grupos estarão trocando informações para a criação dos projetos. Uma palestra sobre Modelo de Negócio ajudará os participantes a formatarem melhor as ideias.

“A organização do evento também vai selecionar um grupo de mentores, que ajudarão os integrantes a desenvolverem o negócio. Serão feitos alguns pitstops ao longo do dia para repassar essas orientações”, explica Jacirley Nascimento, Analista Técnico do SEBRAE.

Domingo, a hora da verdade

No último dia, as equipes realizam os “ajustes finais” no novo negócio.  Os mentores também darão as últimas orientações para a apresentação dos projetos já na noite do domingo.

Cada grupo tem de três a cinco minutos para apresentar a startup, explicar o problema, como foi feita a resolução, os clientes, tamanho do mercado e como eles pretendem faturar com o projeto.

Depois das apresentações, os jurados vão decidir o vencedor, seguido da premiação.

“O Araguaína Startup Weekend valoriza o empreendedorismo. Estamos com uma ótima expectativa de conhecer boas ideias que poderão ser colocadas em prática”, pontua Rênye Costa, diretor da Rensoftware, empresa de desenvolvimento de software e patrocinadora do evento.

 



Deixe uma resposta