Saiba como um sistema pode ajudar no controle de estoque das Lojas de Materiais para Construção

Uma loja de materiais de construção é um modelo de negócio que naturalmente precisa de um grande estoque de mercadorias para atender às demandas dos clientes. É muito comum que algum tipo de insumo falte no decorrer de uma obra, por exemplo, de modo que a loja, que consegue repor esse produto de imediato, conquista uma vantagem competitiva.

Para isso, ter total controle do estoque é essencial. Saiba como um sistema pode ajudar nessa missão.

Precisão no controle

O controle de estoque manual, que utiliza apenas uma tabela genérica do computador, é considerado muito amador e, mesmo que o seu material de construção seja um negócio de pequeno porte, ele não é recomendado.

Isso porque as chances de falhas são muito grandes. É muito fácil errar no cadastramento de uma mercadoria; utilizar descrições diferentes para o mesmo tipo de produto; e até errar a digitação de um número que acaba fornecendo um panorama completamente equivocado do seu estoque.

A primeira vantagem de um sistema elaborado especialmente para controlar o estoque de uma loja de material para construção, portanto, é essa: evitar falhas humanas que são completamente naturais quando o controle é manual, mas que prejudicam muito a gestão do negócio.

Automatização de processos

Normalmente, o sistema de estoque é integrado a outras atividades para automatizar funções operacionais. Por exemplo: quando o cliente chega no balcão de atendimento e diz que precisa de 500 tijolos, em poucos segundos o atendente acessa o sistema e confere se há disponibilidade. Se houver, finaliza a venda e emite a nota fiscal automaticamente.

Assim, não há o risco de perder uma venda por achar que o produto não está em estoque, ou se comprometer em vender algo que não está mais disponível. Estes problemas são bastante comuns quando não existe um controle extremamente eficiente.

Por consequência, essa automatização, além de facilitar o trabalho dos colaboradores, também se estende ao cliente, melhorando a experiência dele com a loja. Portanto, pode-se dizer que um sistema para controle de estoque vai além da funcionalidade operacional e atinge o campo estratégico, colaborando com o processo de fidelização de clientes.

Desenvolvimento do setor de compras

Não importa se o seu negócio de material de construção possui um setor de compras sistematizado ou não: algum colaborador certamente tem a atribuição de manter um relacionamento com os fornecedores para manter a reposição de mercadorias.

Com um sistema de estoque, os erros de procedimento também são reduzidos. Isso porque o software mostra, com precisão, a entrada e saída de mercadorias. Além de observar quantas unidades ainda estão disponíveis, também se pode avaliar qual é o ritmo de vendas daquele produto a partir da análise da movimentação do estoque.

Assim, é possível programar as compras com fornecedores de maneira mais eficaz. E levando em conta que estoque parado é sinônimo de dinheiro parado, essa é uma vantagem bastante interessante.

Ficou interessado nos sistemas de estoque para materiais de construção? Então lhe convidamos para explorar o nosso site e conhecer o portfólio de produtos que disponibilizamos para melhorar a gestão de empresas de todos os portes.

 



Deixe uma resposta