Rensoftware reduziu pela metade o uso de copos descartáveis

Resultado é fruto de uma campanha interna de boas práticas sustentáveis e foi abraçada por colaboradores

A consciência ambiental é uma necessidade mais que contemporânea e que precisa ser despertada no âmbito familiar, público e nas empresas. Com isso em foco, a Rensoftware, empresa araguainense de desenvolvimento de softwares para gestão empresarial, lançou, em agosto, a Campanha “Meu copo não é descartável”. O objetivo foi incentivar seus colaboradores a adotar práticas sustentáveis ao abolir os copos de plástico não reciclável e adotar alternativas reutilizáveis.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da empresa, Claudiene Borges, a ideia nasceu depois de um levantamento feito durante 30 dias. A quantidade de copos grandes e pequenos, para água e café, surpreenderam. Pelo menos 2.400 unidades eram consumidas mensalmente na empresa com quase 40 colaboradores.

“A Rensoftware tem essa preocupação com a sustentabilidade. Trabalhamos com tecnologia, pensamos o futuro e nada mais futurista que a preservação do planeta para as próximas gerações. Então aliamos essa preocupação com o presente e o futuro do meio ambiente, já que esses copos levam centenas de anos para se decompor, além da economia financeira gerada pela redução no uso”, explicou.

Impactante

Para sensibilizar os colaboradores, a Rensoftware guardou os copos usados durante um mês e expôs na entrada da cantina, espaço de uso comum. No mesmo dia, a campanha foi apresentada aos profissionais.

Quase que de imediato, os colaboradores a campanha “Meu copo não é descartável” e ainda ganharam de presente da empresa squeezes personalizados para beber água. “Os que gostam de beber café trouxeram canecas de casa”, completa Claudiene.

A sensibilização resultou na redução de mais da metade dos copos consumidos. A copeira da empresa, Maria Genice do Nascimento Aires, voltou de férias com a campanha em andamento e teve uma surpresa. “Quando fui retirar o lixo do cesto da cantina, vi que tinha diminuído bastante o número de copos. Até estranhei, mas achei bom demais. Antes, duas ou três vezes por dia eu esvaziava as lixeiras lotadas. Hoje, os sacos saem quase vazios”, conta Genice.

Iniciativa mais que aprovada

A causa já era adotada pelo analista de sistemas Jefferson Alencar. Ele tratou de compartilhar com os colegas a necessidade de abandonar as práticas nocivas ao meio ambiente. “É muito mais estiloso ter uma caneca do que usar um copo descartável”, disse.

Brincadeiras à parte, o analista leva muito a sério a questão ambiental. “A empresa sempre incentiva a necessidade de preservação do meio ambiente e de harmonia no local de trabalho”, pontuou.

Por que evitar o uso do copo descartável?

O plástico não é um material biodegradável, por isso é poluidor do meio ambiente. Além disso, tem vida útil bem pequena, às vezes chega a durar apenas 13 segundos após sair do porta-copos, contrastando com a média de 200 anos que ele leva para se decompor no meio ambiente.

O uso frequente, inclusive, pode ser prejudicial à saúde, já que o poliestireno do copo descartável, em contato com bebidas quentes, libera o estireno, uma substância apontada como cancerígena.

Copos descartáveis são produtos derivados do petróleo, fonte não renovável. A reciclagem consome uma enorme quantidade de água, além de ser muito trabalhosa e pouco viável.

Empresa que transforma

Há mais de 20 anos, a Rensoftware transforma a vida de quem utiliza suas soluções em software de gestão e uma das preocupações da diretoria é também mudar comportamentos que possam impactar na responsabilidade social de cada uma das pessoas que passam pela empresa.

“A campanha ‘Meu copo não é descartável’ não é uma iniciativa empresarial, é uma iniciativa de conduta de vida para nossos colaboradores. Que eles saibam que, em todos os lugares, as ações deles podem impactar positivamente a realidade em que estão inseridos”, finalizou o CEO Foundation da Rensoftware, Renye Costa.



Deixe uma resposta