Passo a passo de como organizar as contas da sua empresa - Rensoftware

Passo a passo de como organizar as contas da sua empresa

A gestão de empresas é uma tarefa para pessoas comprometidas com resultados. A margem para erro é baixíssima e qualquer um deles pode custar o negócio.

As contas da empresa representam uma das maiores dificuldades para qualquer gestor. Além da complicação tributária, fluxo de caixa, registros legais e outros detalhes, a dificuldade para separar a pessoa física da jurídica costuma pegar muitos empresários.

Quando se dão conta, estão em uma bola de neve sem saber por onde começar a resolver os problemas.

Dessa maneira, criamos um passo a passo de como organizar as contas da sua empresa para garantir maior eficiência nos processos, transparência e garantia de segurança na hora de checar os resultados.

Dica zero

Comece pela disciplina. Não há sistema no mundo capaz de rodar sozinho. Ao desenvolver processos, regras e esquemas, siga à risca. Defina padrões e se comprometa a segui-los. Um sistema sem ninguém para preenchê-lo é tão eficaz quanto uma caneta sem tinta.

1. Fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o passo mais básico e estrutura toda a área financeira. É um registro de tudo o que entra, sai ou permanece no estabelecimento como investimento. É essencial registrar e analisar a movimentação do dinheiro nas contas da sua empresa. Só assim é possível encontrar travas e gargalos.

Não esqueça: você não é a sua empresa. Não use a conta empresarial misturada com a pessoal.

2. Liste os prazos

Qualquer negócio consiste em vender um produto ou serviço.

Isso representa um custo para a empresa, seja pagando ao fornecedor ou salário aos colaboradores. Esses compromissos possuem prazos que devem ser respeitados, senão geram outros encargos.

Anote essas datas com os respectivos valores.

O software 100% web EasyRen possui uma funcionalidade específica para o controle de prazos.

3. Elabore um orçamento anual

Empresas não trabalham por mês, trabalham por ano. Agora que você já listou tudo o que precisa pagar no ano, registre o quanto a empresa tem disponível para cumprir com essas obrigações e o quanto precisa faturar para cobrir tudo e lucrar.

É nessa etapa que você vai compreender os esforços que serão necessários para garantir a sobrevivência do negócio.

4. Crie uma relação de confiança com os fornecedores

Essa dica não é só para as contas, mas para toda a empresa. Os fornecedores são parceiros: se eles se sentem acolhidos e pertencentes ao negócio, você terá enormes vantagens.

No passo 3, você pode ter se dado conta de que talvez faltem recursos para fechar o ano positivo. É normal, afinal, investimos antes de receber. Porém, se a situação for crítica, contate esses parceiros para negociar prazos e formas de pagamento alternativas.

Por fim, não se esqueça de registrar esses acordos.

5. Conte com um Sistema de Gestão

Felizmente, a tecnologia consegue resolver grande parte desses problemas. A automatização de dados permite maior eficiência e produtividade para garantir o equilíbrio e a organização das contas da sua empresa.

Não esqueça que o sistema precisa ser alimentado e, quando feito de maneira correta, será um divisor de águas na história da empresa.

Nós da Rensoftware contamos com uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas, implantar sistemas sob medida e prestar o suporte técnico adequado. Acesse nossa página para conhecer as melhores soluções: www.easyren.com.br.



Deixe uma resposta