O preço do seu produto está adequado? Descubra agora! - Rensoftware

O preço do seu produto está adequado? Descubra agora!

Qual o cálculo ideal para a formação de preço do seu produto? Entenda como fazer a melhor precificação para o seu negócio!

O método escolhido para a formação de preço do produto é um fator de grande importância para os resultados do empreendedor, afinal, é por meio de uma precificação justa e estratégica que a empresa conquistará vantagem competitiva e ganhará a preferência do consumidor.

Um dos maiores desafios dessa tarefa é considerar todos os custos envolvidos para definir o preço ideal. Você sabe o custo real do seu serviço ou produto? Será que o seu preço está sendo suficiente para cobrir as despesas? Ou será que está muito acima do preço de mercado? Todas essas questões devem ser levantadas para chegar na melhor precificação para o seu negócio.

Nesse cenário, é fundamental que o gestor da empresa adote uma metodologia que ajude a buscar o equilíbrio entre os valores gastos e os valores recebidos para alcançar a melhor lucratividade.

Você tem dúvidas sobre qual o cálculo ideal para a formação de preço do seu produto? Continue conosco e saiba mais sobre este assunto!

O que significa formação de preço?

A formação de preço é uma análise feita pelo gestor para definir qual será o valor cobrado por cada um de seus produtos ou serviços.

Nesta análise, ele deve considerar fatores como custos, despesas e margem de lucro desejada para que a venda dos produtos cubra os gastos e se obtenha lucro para o crescimento da empresa.

Este cálculo é extremamente importante para atender as expectativas dos clientes e construir um bom posicionamento perante os concorrentes.  

Como calcular o preço de um produto?

Para realizar uma boa precificação, é importante entender exatamente quais são os custos e despesas envolvidas, considerando os custos desde a matéria-prima até as prateleiras.

Para fazer o cálculo, você pode determinar quais são os gastos fixos (aluguel, limpeza, salários, internet e outros) e os variáveis (matéria-prima, comissão, impostos).

E, para melhorar o seu entendimento, vamos definir alguns conceitos.

  • Custos: estão ligados à produção dos produtos ou serviços, por exemplo: aquisição de matéria-prima, contas de energia, internet e o pagamento de salários.
  • Despesas: estão relacionadas à manutenção da empresa e não diretamente ao produto ou serviço, por exemplo: contas de telefone e comissão de vendedores.
  • Lucro: é o valor obtido com a venda após a dedução dos custos e despesas.

A partir daí, você poderá escolher o método de sua preferência para controlar os valores e manter a saúde financeira do estabelecimento.

Entre os métodos mais conhecidos no mercado estão:

Margem de contribuição

Essa técnica dá à empresa a possibilidade de definir quanto quer ganhar a cada venda de produto ou serviço. Pode ser calculada da seguinte forma:

Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis

E para obter a porcentagem da margem de lucro, o gestor deve dividir a fórmula pelo valor de venda:

Margem de Contribuição = Valor de Venda – (Custos + Despesas Variáveis) / Valor de Venda

Assim, é possível adequar os preços de acordo com o momento que a empresa está no mercado, controlar sua competitividade e sua posição perante a concorrência.

Margem de Lucro

Já neste método, o gestor deve se basear no lucro que deseja obter para precificar os seus produtos. Vale lembrar que não se deve considerar os custos envolvidos.

O cálculo é feito da seguinte forma:

100% Preço de Venda = Custo Inicial + Percentual das Despesas Fixas + Percentual de Lucro Desejado

Com isso, você precisa ter mais previsibilidade dos negócios e do desempenho da sua empresa no mercado.

Markup

Aqui o gestor consegue identificar qual será o seu lucro total ou lucro bruto em uma venda.

Ou seja, se um produto custou à empresa R$100 sendo vendido por R$150, o markup será de 50%. E pode ser calculado da seguinte forma:

Markup = 100 / [100 – (percentual das despesas variáveis + percentual das despesas fixas + percentual do lucro desejado)]

Na prática, qual a diferença entre Margem de Lucro e Markup?

Como vimos acima, o markup se refere ao custo e a margem de lucro atua em função do preço de venda. E, para um melhor entendimento da diferença, vamos para a prática.

Se um produto custa R$80 e é vendido por R$100, seu índice markup é de 25%. Já o lucro seria de R$20,00 e dividindo esse valor pelo preço de venda do produto, a margem de lucro é de 20%.

Em uma outra situação na qual o custo do produto é R$50 e é comercializado por R$100, o índice markup fica em 100% enquanto a margem de lucro fica em 50%.

Dessa forma, é importante que a sua empresa escolha a metodologia mais adequada para padronizar e simplificar o cálculo para a precificação.

E não se preocupe em fazer esses cálculos manuais, em breve você irá conhecer uma ferramenta fácil de usar e muito poderosa para te ajudar com essa tarefa.

Quando você tem uma boa precificação, você evita muitos problemas!

Consegue perceber a importância de realizar os cálculos da forma correta? Quando a empresa não trabalha a formação de preço, pode acabar acompanhando o preço da concorrência sem analisar se está ou não sendo o suficiente para arcar com os próprios gastos e assim prejudicar os resultados financeiros.

A boa precificação vai muito além de manter o preço de mercado, é preciso identificar as preferências do seu público, avaliar o poder de compra, como está a demanda no mercado e até mesmo entender o poder de escala e o valor agregado do seu negócio.

Como o EasyRen pode ajudar?

As soluções desenvolvidas pela Rensoftware oferecem todo o suporte que a sua empresa necessita, inclusive para a formação de preço dos seus produtos e serviços!

Com o EasyRen, você consegue fazer a simulação de preços, com custo de venda, custo de compra, preço de venda e preço de compra. Dessa forma, será capaz de construir o melhor cenário para alcançar a lucratividade desejada.

Mas você não precisa fazer os cálculos manualmente, pois nossa tecnologia faz isso por você!

Basta escolher a metodologia de preferência e em questão de segundos o sistema sugere a precificação ideal para os seus produtos com o melhor lucro possível.

Além de auxiliar na formação de preços para maximizar a lucratividade, o EasyRen tem um processo de venda rápido e fácil, pensado principalmente para quem quer vender mais sem ter filas no caixa.

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