Lojas de Autopeças: por que investir em um sistema de gestão?

Um sistema de gestão é uma ferramenta imprescindível para toda empresa que deseja ter maior controle sobre suas operações e ter uma visão panorâmica do empreendimento. Isso não poderia ser diferente para as lojas de autopeças, pois esse segmento comercial apresenta muitas peculiaridades que necessitam de um sistema de gestão e controle mais acurado.

Confira agora mesmo este artigo que nós da Rensoftware preparamos. Nele, abordaremos os principais motivos para adotar um sistema de gestão nas lojas de autopeças.

Agilidade no atendimento

A agilidade no atendimento é um dos grandes fatores que proporcionam o aumento das receitas, pois atendimento mais ágil significa ter capacidade de aumentar o número de vendas diárias. Além disso, o perfil do cliente do século XXI é de ser atendido com efetividade, ou seja, obter o que necessita com o máximo de informações possíveis em um menor espaço de tempo.

Por esse fato, as lojas de autopeças devem adotar um bom sistema de gestão, de modo que os responsáveis pelo atendimento terão em mãos todas as informações solicitadas e necessárias para a finalização das vendas com agilidade e conquista de um novo público.

Em complemento às informações dos produtos, é possível identificar similares e/ou complementares, algo fundamental para proporcionar uma experiência melhor de compra dos clientes, com presteza e diversidade de mercadorias que possam ser do interesse de cada um deles.

Curva ABC e gestão de estoque

As empresas do segmento de autopeças têm a característica de trabalharem com muitos itens e variedades de produtos em estoque e, por isso, ter um sistema de gestão é fundamental para entender o fluxo de entradas e saídas de mercadorias, ou seja, o giro dos estoques.

Com isso, utilizar a tecnologia da informação para automatizar processos é fundamental para prevenir perdas financeiras ou gerar imobilização de recursos em estoques de baixo giro.

Além disso, um sistema de gestão permitirá estabelecer a Curva ABC dos estoques, ou seja, classificar cada item em grupos de acordo com o nível de relevância para a alavancagem das operações e retornos financeiros.

Vale ressaltar que, para que as lojas de autopeças tenham sucesso em suas atividades, um dos grandes requisitos é ter um sistema de gestão que proporcione recursos que orientem as compras e os níveis de ressuprimento dos estoques, pois isso trará melhor uso dos recursos financeiros e disponibilidade de atendimento no que diz respeito ao que os clientes demandam.

Fluxo de caixa e gestão financeira

Os recursos financeiros são a base para o desenvolvimento de qualquer empreendimento, dado que, a partir do capital de giro, é possível estabelecer as demais estruturas necessárias para o desempenho das atividades.

Assim, as lojas de autopeças também devem seguir a essa premissa e fazer a boa gestão dos seus recursos financeiros. Dessa forma, devem implantar um sistema de gestão adequado para gerenciar o fluxo de caixa, ou seja, as receitas e despesas, que são baseadas nas atividades de contas a receber, contas a pagar, faturamento e capital de terceiros.

Além disso, é possível administrar as despesas administrativas, como as comissões dos vendedores e demais desembolsos financeiros provenientes das atividades de apoio.

Cumprimento das atividades obrigatórias

A legislação fiscal e tributária do Brasil é uma das mais complexas do mundo e, além disso, o setor automotivo conta com inúmeras regras adicionais que dificultam o processo de gestão e cumprimento das obrigações fiscais, contábeis e tributárias, bem como a correta parametrização no cadastro dos seus produtos.

No entanto, essas atividades podem ser facilmente administradas quando as lojas de autopeças utilizam um sistema de gestão que proporcione um ambiente seguro e que esteja em constante atualização diante essas obrigações.

Logo, é inegável a necessidade que as lojas de autopeças adotem o uso de um sistema de gestão, pois isso proporcionará aumento de desempenho nas atividades realizadas, aumento do número de clientes e conquista de uma parcela maior do mercado. Além disso, todo o processo de gestão passa por transformações positivas e agregadoras ao empreendimento.

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