Lojas Agropecuárias: conheça de perto os benefícios que um sistema traz para a gestão

Os sistemas de gestão são ferramentas cada vez mais adotadas por empreendedores de todos os setores com a finalidade de aprimorar os processos gerenciais. Por consequência disso, são ferramentas que, aliadas a outras medidas, melhoram a competitividade e a participação das empresas no mercado. Veja a seguir os benefícios que esse tipo de software proporciona para o segmento de lojas agropecuárias.

 Organização da diversidade de produtos

Uma loja agropecuária tem um mix de produtos muito vasto, que vai desde ração para animais de estimação até ferramentas para uso na lavoura. Por conta disso, também atende um público bastante diversificado, que vai desde o agricultor até a pessoa que não mora em uma propriedade rural, mas precisa alimentar seus pets.

A primeira vantagem de um sistema de gestão é concentrar as informações sobre todos esses produtos em um lugar só, mas ao mesmo tempo diferenciando-as de acordo com as suas categorias. Com isso, fica muito mais fácil e prático acessar os dados das mercadorias para consultar preços e disponibilidade no estoque, por exemplo.

Com tantos produtos diferentes, é natural confundi-los, mas passar informações imprecisas para o cliente acaba prejudicando o negócio. Por isso, ter um local com todos os dados necessários bem organizados é um grande benefício.

Capacidade de adaptação

É muito provável que daqui a algum tempo as necessidades do seu negócio sejam diferentes das atuais. Você pode ter a ideia de abrir outra unidade, começar a oferecer o serviço de entrega das compras, criar um programa de fidelidade e tantas outras mudanças.

Muitos empreendedores têm o receio de que o sistema não atenda mais as suas demandas quando elas sofrerem esse tipo de transformação. Porém, ao escolher um bom fornecedor, o software vai acompanhar a evolução do seu negócio.

Se abrir uma segunda unidade da sua loja agropecuária, por exemplo, poderá contar com o recurso de gestão de filiais. Se você começar a vender medicamentos, terá a ferramenta de gestão da seção de medicamentos.

Aliás, essa é até uma orientação para escolher o melhor sistema: priorize aquele que garanta a possibilidade de upgrade, ou seja, que possa evoluir junto com o seu empreendimento.

Qualidade dos produtos

É bem verdade que todo produto precisa ter qualidade em qualquer tipo de estabelecimento, porque é isso que atrai e mantém os clientes.

Mas quando falamos de lojas agropecuárias, é preciso pensar que muitos produtos serão usados para alimentar ou tratar animais. Se eles estiverem fora do prazo de validade, por exemplo, podem causar um prejuízo muito significativo para o cliente.

Por isso, no sistema de gestão para empreendimentos dessa categoria, existem ferramentas desenvolvidas para ajudar a garantir a qualidade das mercadorias disponibilizadas. É o caso do controle de validade e lote; gestão da sazonalidade dos produtos; e controle de produtos de alto risco, por exemplo.

E, é claro, além de tudo isso, também é preciso levar em conta a alta capacidade de personalização do sistema para que ele seja perfeito para a sua loja.

Explore nosso site e conheça as soluções que oferecemos para lojas agropecuárias. Inicie uma nova fase em seu negócio, mais tecnológica e lucrativa.



Deixe uma resposta