Ferramentas essenciais para o planejamento e gestão de vendas

Planejar-se, gerir as vendas e ter resultados contundentes: uma fórmula que as empresas buscam para atuarem no competitivo mercado atualmente. Felizmente, há ferramentas que podem contribuir nesse processo e utilizá-las no seu negócio pode contribuir em todos os setores do empreendimento.

Com características próprias, esses programas, softwares e aplicativos trazem o que mundo moderno vem pedindo: tecnologia e automação de dados. Por isso, a Rensoftware traz sete ferramentas essenciais para planejamento e gestão de vendas, permitindo que sua empresa se destaque competitivamente e esteja antenada ao que de melhor a tecnologia oferece.

  1. Automação comercial

Já pensou em unir planejamento, estoque, descrição de produtos, controle de entradas/saídas, entre outras características, em apenas um software? É isto que automação de vendas oferece: capacidade de processos automáticos e centralizados, permitindo gerenciamento fácil e que pode ser aplicado em qualquer segmento comercial.

  1. CRM

Do inglês ‘Customer Relationship Management’ (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), essa ferramenta é indispensável para planejar e vender de acordo com o perfil do cliente. Por meio da integração de dados de compras e comportamento do consumidor, é possível definir estratégias e voltar ações para a maior conversão das vendas individualmente ou para o público-alvo.

  1. Pipelines

Quer saber em que ponto está a relação com o cliente e como fazer o planejamento para que a conversa se torne em efetivação da compra? Pois o pipeline de vendas é a ferramenta para quem busca analisar e focar na intermediação dos negócios, permitindo uma padronização no atendimento. Recomendado para a sinergia entre a equipe de vendas e o gestor.

  1. Gestão em nuvem

Para quem não possui infraestrutura e quer dar os primeiros passos na gestão de vendas e planejamento estratégico, os aplicativos e programas em nuvem permitem duas vantagens: não é preciso possuir servidores internos e disponibiliza o acesso remoto. Assim, é possível criar estratégias e planejamento das vendas com as equipes comerciais em campo, ideal para vendedores externos.

  1. Forecast

Outra ferramenta pontual que a tecnologia nos traz é o forecast de vendas. Diferente dos demais programas e indicadores, ele é o ponto de partida para quem busca prever quais e como serão as vendas dentro de um período consolidado. Estipula-se melhor as receitas em determinado prazo e voltam-se as atenções nos produtos/serviços que tem mais propensão a serem comercializados de acordo com a sazonalidade do negócio.

  1. Previsão de conversão

Os modelos de previsão de conversão são a forma de organizar os dados e, por meio deles, gerar quais leads e produtos são mais qualificados no trato com o cliente. Desta forma, a previsão de conversão elimina a possibilidade de apresentar itens que não serão convertidos em venda, por meio de uma análise probabilística. Para se ter uma ideia da importância da ferramenta, esse tipo de função é utilizado para definir padrões meteorológicos em várias partes do mundo.

  1. Aplicativos mobile

Atualmente os smartphones cumprem inúmeras funções e há aplicativos que dão suporte no planejamento até a efetivação da venda. Há opções que variam desde a organização das equipes externas, passando pelo catálogo de produtos por meio do aplicativo e chegando na venda efetiva junto ao cliente final.

Para quem busca diferenciais competitivos, a tecnologia oferece ferramentas pontuais para cada segmento empresarial. Na Rensoftware, você encontra produtos como SuperSCE Enterprise que, em apenas um software, contribui para as várias funções descritas nesse artigo.



Deixe uma resposta