Escrituração Contábil: Como fazer de forma rápida e prática! - Rensoftware

Escrituração Contábil: Como fazer de forma rápida e prática!

Quando você analisa os indicadores financeiros obtidos por meio de registros e documentos como a Escrituração Contábil, é possível avaliar o crescimento e o sucesso da sua empresa, certo? 

Aliás, para que uma empresa se beneficie e esteja dentro da lei, ela precisa compreender os seus processos contábeis profundamente e gerenciá-los de forma correta. E, claro, com o serviço essencial de um(a) contador(a).

Dito isso, você sabe por que é importante desenvolver e manter a escrituração contábil da sua empresa em dia? Caso a resposta seja não, nós vamos te ajudar. 

Neste artigo, você vai descobrir como fazer a escrituração da forma mais rápida e prática e ainda entender o seu conceito. Continue a leitura e confira!

🔵 O que é de fato a escrituração contábil?

A escrituração contábil é o conjunto de lançamentos contábeis de uma empresa, ou seja, é um registro cronológico e específico da origem de todas as atividades que aconteceram no seu negócio. 

Isto significa que, desde o momento que a empresa nasce, todas as suas movimentações precisam ser catalogadas e registradas. Pode ser de forma manual, em um livro de registro, ou digital, por meio de um software de gestão.

Essa tarefa faz parte de um bom planejamento tributário de qualquer empresa, do atacado ao varejo. É importante saber também que a escrituração contábil é uma exigência em diversas legislações, como o Código Comercial, Legislação Tributária, entre outras. 

Diante disso, como parte do Programa de Aceleração de Crescimento do governo federal em 2007, foi implantado o Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED, que possibilita para as empresas a otimização de seus processos sem a necessidade de milhares de documentos contábeis e fiscais.

Ou seja, os processos de contabilidade ficam bem mais simples, pois a tecnologia vai auxiliar os trabalhos da área. Antes disso, a documentação era impressa, carimbada e arquivada de modo manual e gerava retrabalho. 

Agora, com o SPED, ficou mais fácil registrar as atividades e a lucratividade da sua empresa.

Sem dúvidas, ter um sistema digital para documentar todo o histórico fiscal da sua empresa é um grande ganho, tanto para os profissionais contábeis, como para os empreendedores. E como é bom ter a tecnologia como nossa aliada, não é mesmo?

Porém, os desafios persistem e, para você enfrentá-los com inteligência, você vai encontrar no próximo tópico como evitar erros nos processos contábeis.

🔵 Como evitar erros nos processos contábeis?

Ficar atento a cada passo do processo é indispensável para não cometer erros. Como se trata de coleta de dados, principalmente quando feita por pessoas, os riscos sempre vão existir. Por isso a automação da coleta de dados pode ajudar a sua empresa a não cair em algumas ciladas. 

Separamos uma lista com 4 erros que ninguém percebe na contabilidade de uma empresa.

1) Deixar acumular tarefas

A falta de organização traz prejuízos profundos para a instituição. Verifique se a sua empresa está utilizando um sistema adequado para deixar organizada a entrada de dados, por exemplo. 

Deixar tarefas para depois também pode ser um sinal de que a sua equipe está desorientada e precisa colocar as atividades em dia da forma correta. Deixar acumular eventos contábeis para fazer o lançamento é mais um exemplo de que sua empresa precisa se organizar estrategicamente.

2) Não ter um calendário de entregas

Se por um lado, a empresa precisa se organizar melhor, então que comece pelo calendário de entregas. Saber o que será lançado em dias específicos dará a sua equipe a segurança para “tocar o barco”. 

Este calendário pode ser construído pelos próprios membros da área de contabilidade munidos de um sistema de gestão específico. Chegaremos nesta parte em breve.

3) Não ter uma equipe preparada

A melhor forma de evitar erros humanos é treinar as equipes. Ainda mais se o trabalho for repetitivo, por isso é importante focar arduamente no treinamento. Mesmo com bons equipamentos e um software para gestão de dados, você vai precisar de pessoas qualificadas que saibam lidar com as tecnologias disponíveis na empresa. Então deixe sua equipe preparada para os possíveis erros, acredite e invista no potencial de cada um.

4) Não escolher um bom sistema de gestão

Por último, e o mais importante: automatize os seus sistemas. Se a contabilidade da sua empresa costuma ter atividades repetitivas e erros na coleta de dados, está na hora de investir num sistema de gestão. 

Essa tecnologia garante a organização dos dados durante o ano inteiro e a possibilidade de gerar um relatório de apoio à gestão, visando a redução de custos com tributos e evitando multas.

Percebeu que um ponto está relacionado ao outro? É assim que os processos contábeis funcionam quando você usa a tecnologia. Tudo combina de forma ágil e fácil para uma coleta de dados mais assertiva.

🔵 Escrituração Contábil em segundos e poucos cliques?

Neste artigo, mostramos a você o que é a escrituração contábil e como ela pode ser mais rápida e prática.  É perceptível que cada estratégia citada acima varia conforme os processos de cada empresa. 

Por esse motivo, na hora de analisar a melhor forma de fazer o registro financeiro de uma empresa, é sempre bom contar com a tecnologia.

Com um sistema de gestão 100% web, o EasyRen, deixa mais fácil e ágil realizar os processos de escrituração contábil! Saia na frente da concorrência com esse grande diferencial. 

A nossa solução permite um acompanhamento muito mais atencioso das movimentações de seus clientes. Você consegue um atendimento personalizado e ainda mais eficaz quando sabe, em tempo real, o que seus clientes estão fazendo. 

Por exemplo, ao usar o EasyRen e compartilhar essa solução com os seus clientes, será possível consultar a movimentação de estoques, emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, e muito mais! 

Clique no Link abaixo e se permita viver uma nova experiência!

Com a nossa solução EASYREN você simplifica a sua rotina e ainda ajuda os seus clientes a irem muito mais além! 👇👇👇

QUERO CONHECER O EASYREN



Deixe uma resposta