Conheça os benefícios de obter um certificado digital

Quem deseja obter segurança, transparência e agilidade na troca das informações na internet precisa conhecer o certificado digital. É um arquivo/documento que serve como uma assinatura virtual, para pessoas físicas e jurídicas, possibilitando uma relação mais confiável. Assim, faz-se necessário conhecer os benefícios de obter um certificado digital.

Basicamente, funciona como a identidade das duas pontas do processo – seja uma negociação bancária, emissão de notas fiscais, envio/recebimento de documentos, acesso a áreas restritas em sites, além de ter validade jurídica. Entenda mais sobre os benefícios de obter um certificado digital e transforme as operações da sua empresa.

Garante a segurança

Nenhuma outra forma de fazer qualquer tipo de transação na internet é mais segura que o Certificado Digital. Isso porque há regulamentação legal sobre esse tipo de assinatura virtual, o que facilita e dá respaldo as operações online.

Além disso, notas fiscais e transações bancárias, além de não poderem serem alteradas (e consequentemente fraudadas), ainda são feitas em ambiente criptografado – o método mais seguro de transmissão de dados.

Praticidade e aumento da produtividade

Outros dois benefícios de obter um certificado digital são a praticidade e o aumento da produtividade. O primeiro vem por meio de inúmeros processos que, antes, seriam manuais, como emissões de notas fiscais e envio de documentos.

Consequentemente, temos o aumento da produtividade, pois os profissionais e setores podem focar a ação em outras rotinas produtivas. Um certificado digital integrado a um sistema de gestão permite que a praticidade e a produtividade sejam ainda maiores.

Menos gastos

A grande dor de todo gestor é reduzir gastos – principalmente aqueles que podem ser cortados sem atrapalhar o serviço e dinâmica internos. Elimina-se grande parte dos documentos físicos que precisariam ser impressos para fazer as operações.

O deslocamento e envio de arquivos, guias fiscais e demais papelada também é eliminado, melhorando a logística. Por fim, diminui-se o espaço físico para guardar documentos físicos e o acesso a eles fica facilitado no ambiente digital.

Disponibilidade mobile

Outro benefício pontual do certificado digital é a capacidade de fazer as operações da sua empresa de onde estiver – seja na própria empresa, em casa ou até mesmo quando for viajar. Tudo com apenas um acesso remoto.

Isso porque as operações contidas nessa ferramenta eletrônica podem ser acessadas por meio da função mobile. Ou seja: não é preciso ir sempre até o escritório para executar todas as funções necessárias e próprias do Certificado Digital como era feito anteriormente em outros meios.

Desburocratização

Desde reconhecer firma até a sacar o dinheiro da conta empresarial na ‘boca do caixa’, rotinas como essa demandam tempo e a velha burocracia. Com o certificado digital, evita-se que trâmites que só vem a atrapalhar possam ser irrompidas por soluções baseadas em recursos online.

Outros benefícios

Para concluir, há outros benefícios de obter um certificado digital: sua empresa é mais sustentável e ajuda o meio ambiente, ao reduzir o número de papeis impressos e deslocamento de veículos nas operações cotidianas.

É facilmente gerenciável e conta com inúmeros recursos, sendo ideal para qualquer tipo de empresa – desde o Microempreendedor Individual (MEI) até empresas de grande porte. Assim, obter o certificado digital é, cada vez mais, um compromisso da empresa com seus clientes, colaboradores e parceiros comerciais.



Deixe uma resposta