Conheça as vantagens que um sistema de gestão traz para os supermercados

A informação passou a ter peso de ouro para qualquer negócio. Atualmente, a análise e o processamento de informações passaram a ser a prioridade das empresas, de modo a poder usar esse recurso para tomar melhores decisões, de maneira mais rápida e precisa, e ter uma grande vantagem competitiva no mercado.

Porém, no caso dos supermercados, devido à enorme quantidade de variáveis, essa análise é extremamente complexa. É por isso que existem os sistemas de gestão e um dos principais motivos para suas grandes vantagens.

As vantagens logísticas

O sistema de gestão de supermercados foca em eliminar os maiores problemas enfrentados por esse tipo de negócio. Muitos deles giram em torno da logística, visto que é um enorme desafio controlar tantos produtos, fornecedores e funcionários.

Um ótimo exemplo em que o sistema ajuda é na projeção de estoque, no seu controle e no cálculo para a previsão de reposição. O sistema irá conter dados históricos e estimativas de consumo do público para ajudar a prever o estoque necessário, além de informações sobre a quantidade disponível. Esse cálculo é muito facilitado, podendo até mesmo ser feito automaticamente.

A melhor relação com o público

O sistema também ajuda a melhorar a relação com os clientes. Os sistemas facilitam o trabalho do caixa, que pode ter algumas tarefas automatizadas, resultando em menos filas. Isso gera uma enorme aprovação pelo público e um grande aumento na sua experiência de compra dentro do mercado.

Essa solução também pode ajudar os gestores a conhecerem melhor o seu público. Por exemplo, ele pode avaliar melhor as marcas que tem mais aprovação, elaborar campanhas que sejam mais eficazes com os seus clientes e diversas outras opções.

Os benefícios financeiros

Usar um sistema de gestão é muito vantajoso e, como todo bom investimento, traz enormes retornos financeiros.

Primeiramente, ele facilita a comunicação e o pagamento de cartões de crédito. São milhares de vendas únicas acontecendo em um determinado período. Algumas delas até mesmo com um parcelamento, o que faz com que as empresas de cartão também repassem o dinheiro ao supermercado de forma parcelada.

Por conta disso, é muito difícil fazer essa conciliação e garantir que todos os valores foram pagos, repassados e com as taxas adequadas.

Conferir os milhares de recibos das máquinas é uma tarefa impraticável. Já os sistemas de gestão podem conter módulos que fazem a conferência automática com as operações de cartões de crédito.

Além disso, esses sistemas têm integração com o Fisco. O sistema irá conferir quaisquer pagamentos a serem feitos à Receita de modo a evitar erros e certificar que o seu supermercado não irá ter nenhum problema.

Os sistemas de gestão para supermercados trazem todas as vantagens nos 3 pilares mais importantes para este negócio: a satisfação do cliente, o aspecto logístico e o financeiro.

Além disso, ele permite fazer diversas análises e implementar conceitos como a curva ABC para trazer resultados ainda mais positivos para o seu mercado. Com todas essas informações, as análises gerenciais são bem simples e muito mais eficazes.

Portanto, se quiser um sistema de gestão completo e projetado especialmente para supermercados, conheça nosso SCE Enterprise e confira todas as suas vantagens.



Deixe uma resposta