Conheça as vantagens da automação comercial para o varejo

O comércio atual exige que o varejo tenha expertise e utilize a tecnologia como diferencial competitivo. E no rol de ferramentas que contribuem nesse quesito está a automação comercial: além de fazer a melhor gestão dos produtos e processos, esse software ajuda nas vendas e até mesmo no controle de estoque.

É pensando nisso que a Rensoftware, especialista na automação comercial com mais de 20 soluções para agilizar o processo operacional da sua empresa, traz as vantagens dessa ferramenta indispensável na gestão do varejo, ampliando possibilidades, reduzindo o tempo de trabalho e automatizando os processos.

1 – Integração de dados

Entre as principais características da automação comercial está a integração de dados: característica que antes ficava esparsa e agora se converge em um único ponto. Relação com o cliente, processo de compra/venda, produtos em estoque e rotinas produtivas internas ficam integrados em apenas um único ponto, trazendo benefícios como os que apresentaremos a seguir.

 2 – Menos erros, extravios e fraudes

O setor varejista possui um problema endêmico: erros humanos, fraudes e extravios de produtos, devido ao grande volume de itens. Quando falamos da gestão comercial por meio deste software, diminuem-se em até 90% todos esses problemas. Como citado no tópico anterior, há a centralidade de dados que, por serem automatizados, impedem que ações de má-fé, ou por ingerência, possam comprometer as saídas orgânicas (venda ao cliente final) dos produtos.

3 – Setores mais produtivos

A automação comercial impacta diretamente na produtividade. Primeiro que não há a necessidade de processos manuais, como tabulação de preços, preenchimento de planilhas e análise de dados separados. Assim, o gestor do varejo pode direcionar os setores para cumprirem outras tarefas, aumentando a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, contribuindo para a margem de lucro da empresa.

4 – Relação com o cliente

O perfil do cliente moderno, principalmente do varejo, exige processos rápidos e com o mínimo de erros possível. A relação, na automação comercial, é muito mais direta, segura e transparente: todos os itens que o consumidor comprou estarão discriminados no seu comprovante de compra, evitando o acúmulo de filas no caixa e impedindo que dados da gôndola no sistema sejam incompatíveis com os dispositivos dos operadores.

5 – Sob medida para qualquer empresa

Seja o varejo de pequeno, médio ou grande porte, a automação comercial se dá por meio de um software de fácil compreensão pelos colaboradores, rápida aplicação (ao ser integrado ao sistema interno empresarial) e capacidade de aliar desde o departamento financeiro até o controle de estoque. Além disso, atualizações do software e crescimento da empresa são mutuamente adaptáveis.

6 – Definição de estratégias

Para completar os benefícios, a automação comercial permite que os gestores tomem decisões e criem estratégias a partir do que o software traz para o varejo. É possível entender como otimizar o processo de compra com fornecedores, venda aos clientes, itens mais vendidos (e quais tem menos saídas), rodagem do estoque, entre outros. Assim, fica mais fácil definir estrategicamente as medidas a serem tomadas no próximo período – tudo em apenas um software.

A abrangência da automação comercial

Conhecendo os benefícios é possível contratar serviços de automação comercial específicos para a empresa. No site da Rensoftware (www.rensoftware.com.br) você pode conhecer todos os programas para se tornar um case de sucesso, com controle da produtividade, aumento dos lucros e processos automatizados. Confira nossos produtos e veja qual é o software que mais se adapta ao seu negócio.



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