- 5 de março de 2018
- Postado por: Marketing Rensoftware
- Categoria: Gestão de Farmácias

O ramo farmacêutico atrai clientes de todas as faixas etárias e classes sociais e demonstra crescimento a cada ano
No último ano, o setor farmacêutico vendeu aproximadamente R$ 90 bilhões, no Brasil. Tudo isso porque este ótimo ramo de negócio atrai clientes de todas as faixas etárias e classes sociais.
Os produtos convidam os consumidores, mas é o atendimento, organização da farmácia e outros fatores que os fidelizam e faz com que o empresário tenha sucesso. Por isso, listamos alguns pontos indispensáveis para garantir boas vendas e fidelização de clientes em uma farmácia.
Estude o mercado
Além do conhecimento técnico, o farmacêutico precisa também ter espírito empreendedor. Para obter sucesso, é necessário aprender sobre localização, número de funcionários, gestão financeira, lucro, capital de investimento, capital de giro e muito mais.
Conheça seus concorrentes
Fazer um levantamento sobre o mercado farmacêutico de sua região para conhecer os serviços disponíveis e o que a concorrência faz para atrair e fidelizar clientes é extremamente necessário. Descubra tudo e tente oferecer algo melhor para seus futuros clientes.
Invista em divulgação
As pessoas precisam conhecer seu negócio e a divulgação é fundamental para isso. Avalie a utilização de redes sociais, espaços publicitários em jornais, rádios e outros meios de comunicação que tenham impacto para o seu público-alvo, não somente para tentar vender, mas também para oferecer dicas de saúde e se tornar referência no tema.
Adapte seu negócio ao público-alvo
Quem é o seu público? Ter essa resposta é muito importante para que você dê o primeiro. Para os seus clientes, será que disponibilizar um serviço de entrega domiciliar seria uma boa ideia? E vender produtos dietéticos? Somente conhecendo bem seus clientes, é possível desenvolver ações e serviços apropriados para eles.
Fique atento à legislação
Além das exigências da ANVISA, A farmácia deve seguir as regras de controle sanitário, estabelecidos pela Lei Federal nº 5.991/73. Caso não cumpra a legislação, o estabelecimento corre o risco de ser interditado. Os móveis, a disposição dos produtos, a estrutura física da farmácia e até a limpeza devem seguir as regras da vigilância.
Controle seu estoque
Com o devido controle de estoque, é possível acompanhar a saída dos itens, controlar prazos de validade e quantidades, para que sempre haja a mercadoria procurada pelo cliente. Além de garantir boas vendas, isso ajuda a evitar perdas e obsolescência dentro do estoque.
Busque ajuda
Administrar um negócio exige mais que apenas o conhecimento técnico acerca do ramo de atuação. O farmacêutico, além dos assuntos inerentes à profissão, deve buscar aprender sobre gestão financeira , gestão de pessoas e organização de estoque. Um bom software de gestão, específico para o ramo farmacêutico pode ajudar você a gerenciar com eficiência sua farmácia, oferecendo mais rapidez no atendimento ao cliente e controle total sob seus produtos.
A Rensoftware pode te ajudar nisto. O SUPERSCE Farma é um completo software de gestão, desenvolvido exclusivamente para farmácias, Solicite uma demonstração com nossos consultores, por meio do número 0800-730-1222.