Como um sistema de gestão pode aumentar as vendas das Lojas de Vestuário?

O segmento de vestuário, seja no atacado ou varejo, é um dos que mais crescem e participam da economia brasileira. De acordo com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), o segmento têxtil e de confecções fechou o ano de 2017 com um faturamento de mais de R$ 140 bilhões e um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior.

Se você é um empreendedor desse segmento, saiba que pode melhorar ainda mais a performance do seu negócio, basta contar com um sistema de gestão para lojas de vestuário. Veja a seguir como esse software pode ajudar a aumentar suas vendas.

Automatização de atividades operacionais

Esse é o princípio básico de funcionamento dos softwares de gestão e, no caso de uma loja de vestuário, impacta diretamente no aumento das vendas.

Isso acontece da seguinte forma: a partir da implementação do sistema, o controle de fluxo de caixa, das entradas e saídas, das obrigações fiscais e outras burocracias serão automatizados, exigindo menos esforço e dedicação do tempo dos seus colaboradores.

Consequentemente, esses colaboradores (ou até mesmo o proprietário do negócio) terão mais tempo hábil para se concentrar na elaboração de estratégias de venda e para dar atenção aos clientes que entram na loja.

Em outras palavras, a adoção de um sistema de gestão permite que o capital intelectual mantenha o foco em ações que vão proporcionar o incremento das vendas.

Melhoria da experiência do cliente

Um dos recursos que o software traz para a loja de vestuário é a possibilidade de manter um registro dos clientes, onde constam os produtos adquiridos. Quando esse cliente for até a loja numa próxima vez, o atendente já vai conhecer melhor o seu perfil e poderá indicar produtos que se adéquem a ele.

Por consequência, o cliente se sente melhor atendido, porque fica com essa imagem de que a loja realmente o conhece bem e isso significa que ele tem importância. Não é apenas mais um dos milhares de rostos desconhecidos que entram ali.

Ao tornar esse atendimento ao cliente mais próximo e personalizado, a experiência dele melhora e seu nível de satisfação se eleva, assim como as chances de que ele volte a comprar em seu estabelecimento.

Aprimoramento da comunicação interna e externa

Uma comunicação eficiente é primordial para vender mais, seja no diálogo interno que se dá entre os colaboradores, seja com o público externo.

E o sistema de gestão tem a característica de aprimorar a comunicação. Com ele, toda a equipe que trabalha na loja pode ter acesso às mesmas informações, acompanhar as negociações com fornecedores, anotações e o próprio histórico com o cliente. Isso garante um grupo de colaboradores mais afinados em que todos falam a mesma língua.

Se o cliente conversou com um vendedor, mas não fechou a compra na hora, ele pode voltar outro dia, falar com outra pessoa e ela saberá dar sequência à negociação, porque terá acesso às informações necessárias.

Comunicar melhor é vender mais!

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