Como gerenciar um estoque de supermercado

Negligenciar o estoque é um erro que pode afetar a estrutura de um negócio. Saber gerenciar um estoque de supermercado é fundamental não só para evitar o acúmulo e falta de mercadorias, mas também para impedir prejuízos e manter a qualidade do serviço.

Além das perdas causadas pelo mau gerenciamento do estoque, o consumidor tem sua experiência diretamente afetada.

Neste artigo, trazemos um pequeno guia que te ajudará e mostrará como um software de gestão pode simplificar este processo. Acompanhe!

A relação entre o gerenciamento do estoque de supermercado e o consumidor

Durante uma compra, uma série de fatores pode influenciar o consumidor a respeito de uma experiência positiva como, por exemplo, o atendimento, diversidade de marcas, preço dos produtos e sua disponibilidade no estabelecimento.

A respeito deste último item, é aí que (principalmente) o gerenciamento de estoque se faz necessário. Apenas com uma boa gestão é que o consumidor poderá encontrar sempre os itens que ele busca, resultando na sua satisfação ao finalizar a compra.

Quem trabalha com vendas sabe muito bem o que pode acontecer quando um consumidor não localiza o produto que busca por mais de uma vez: ele simplesmente comprará no concorrente!

Por isso, esta é uma das principais razões para se ter um bom controle do estoque de mercadorias. Ter o conhecimento dos produtos e marcas com melhores vendas é fundamental para saber a quantidade ideal que se deve ter no estoque e evitar que situações como esta se repitam com outros clientes.

Saber quais mercadorias levam mais tempo para chegar é outro ponto importante da gestão de estoque. Com esta informação em mãos, o profissional encarregado por fazer as compras com os fornecedores poderá fazer o planejamento de uma compra maior, evitando que os produtos acabem antes do tempo.

Atenção à quantidade de produtos no estoque

Para que o mercado obtenha lucros satisfatórios, ele precisa ter uma boa quantidade de produtos e variações de marcas em seu estoque, para que assim possa atender todos os públicos que frequentam o estabelecimento.

Por outro lado, também é imprescindível atentar-se à superlotação do estoque, que pode acarretar no vencimento de produtos. Para evitar este tipo de complicação, é recomendado que a administração gerencie o estoque do supermercado por meio de um software de gestão.

O uso de um sistema evita o comprometimento do controle do estoque, auxiliando na sua logística, impedindo qualquer tipo de transtorno.

Armazenar o estoque de produtos em um espaço adequado pode fazer toda a diferença no gerenciamento

Além da boa quantidade de itens em seu estoque, o gerenciamento do setor em supermercado conta com outro importante aspecto: o armazenamento. Afinal, não basta ter diversos produtos estocados se eles estão organizados de forma inapropriada e com difícil acesso.

Mais do que a capacidade para armazenar os itens, o espaço também deve possuir condições apropriadas para o depósito de determinados alimentos, como carnes, embutidos, laticínios e hortifrútis. Do contrário, estes produtos serão perdidos.

Automatize os processos gerenciais do supermercado com as ferramentas de gestão

A automatização dos processos gerenciais e aprimoramento da gestão já estão presentes em mercados de pequeno, médio e grande porte.

Atuante no mercado há mais de 20 anos, a Rensoftware produz e fornece ao mercado softwares de gestão completos, seguros, inovadores, visando elevar a lucratividade das empresas.

Com o software da Rensoftware, gerenciar um estoque de supermercado será muito mais preciso e satisfatório, diminuindo desperdícios, prejuízos, além de atender as demandas do consumidor.

Gostou do artigo? Então navegue pelo nosso site e conheça nossos produtos!



Deixe uma resposta