A importância de um sistema de gestão para micro e pequenas empresas

Quase um terço de todas as riquezas do Brasil são geradas por micro e pequenas empresas. Segundo o IBGE, cerca de 27% do nosso PIB é oriundo destes pequenos empreendimentos. Mas para cumprir com suas funções, estas empresas precisam de uma gestão eficiente. Veja neste texto a importância de um sistema de gestão para micro e pequenas empresas. Confira!

Desafios da gestão

A função de uma empresa é gerar lucros para seus sócios e proprietários, criar empregos e receitas, além de entregar soluções úteis ao mercado consumidor, seja na área de vendas ou de serviços. Contudo, para realizar todos estes objetivos, uma empresa precisa de gestão com qualidade.

Afinal, gerir uma empresa pode ser mais difícil do que parece. Há um número imenso de entradas e saídas de dinheiro que precisam ser administradas com precisão para evitar calotes, agilizar cobranças e garantir que a empresa fique sempre no azul.

Além disso, uma gestão ineficiente pode fazer com que a empresa não consiga comunicar-se adequadamente com seus clientes, diminuindo o número de vendas, criando problemas de relacionamento e impactando diretamente no faturamento.

Para qualquer orçamento!

Especialmente no mundo das pequenas e microempresas, em que o orçamento é mais limitado, a gestão acaba sendo feita de formas altamente improdutivas, como o uso de planilhas simples do Excel, papel ou até mesmo, pasmem, “mentalmente”, ou seja, sem uma sistematização propriamente dita.

Isso gera uma série de gargalos no dia a dia do empreendimento, como a dificuldade para saber o momento certo de investir em novos ativos e maquinários, a falta de informações sobre dinheiro e finanças, a falta de pagamento de salários e dívidas nos prazos corretos, bem como o extravio de documentos e o não-pagamento de impostos – tudo isso pode trazer um severo prejuízo para o negócio.

As vantagens do sistema de gestão para sua pequena ou microempresa

Muita gente ainda reluta em migrar os dados da empresa para um sistema de gestão. Têm medo de não se acostumar ou de se perder enquanto usa o software. Mas isso não é mais um problema.

Hoje em dia, os sistemas de gestão utilizam uma interface, ou seja, um visual e funcionalidades que são amigáveis ao usuário. Por isso, até mesmo um leigo em computação pode usar um sistema de gestão sem problemas, aprendendo com suas funcionalidades rapidamente.

Empresa pequena ou micro que utiliza sistema de gestão sai na frente da concorrência. As várias funções, que incluem administração financeira, de pessoal, frente de vendas, emissão de NF-e, relatórios, detalhes tributários, entre outras funcionalidades, diminuem os custos, agilizam o gerenciamento do negócio e permitem a tomada de decisões com mais eficiência, baseada em dados e estatísticas reais. Tudo isso faz o dinheiro da empresa render mais, em todos os setores.

Além disso, você pode ter a certeza de contar com segurança e robustez de certificações internacionais ao usar um sistema de gestão. Redução de custos, aumento de eficiência e faturamento são as maiores vantagens do sistema de gestão. Por tudo isso, vale a pena investir.

Conheça a nossa solução. Acesse https://rensoftware.com.br/supersce/



Deixe uma resposta