7 dicas de como gerenciar uma farmácia usando tecnologia

Os modelos de gestão de negócios sofreram profundas transformações na última década, e as farmácias e drogarias estão entre os negócios mais afetados, principalmente do ponto de vista tecnológico. Por isso, vamos mostrar neste artigo sete dicas de como gerenciar a sua farmácia utilizando o suporte da tecnologia.

Antes, no entanto, é preciso contextualizar: a utilização da tecnologia para a gestão de farmácias passa pela automação dos processos gerenciais, que permitem agilizar a administração do negócio, ter maior produtividade e ainda trazem mais confiabilidade para a tomada de decisões.

Um bom software de gestão, como o SUPERSCE Farma, por exemplo, pode ajudar o empresário ou administrador de uma farmácia a controlar melhor os processos gerenciais ao mesmo tempo em que otimiza a gestão fiscal. Isso permite economizar muito tempo e dinheiro no gerenciamento do negócio.

Então confira abaixo as sete dicas que separamos para que a sua farmácia seja ainda mais competitiva e com uma grande ajuda da tecnologia.

1 – Centralize os seus processos

Você tem uma farmácia ou dez? Saiba que é possível centralizar cada aspecto da gestão da sua empresa, incluindo a gestão de filiais, a implementação de um sistema de cobrança integrado, controles de estoques e da distribuição, entre muitos outros recursos.

2 – Controle o seu estoque com eficiência

O gerenciamento de uma farmácia é, em grande parte, o gerenciamento do estoque. Um medicamento em falta é um cliente perdido. Por outro lado, um estoque excessivo pode gerar perdas. Com um software de gestão, você é capaz de estabelecer critérios de compra, controlar o estoque com exatidão e evitar prejuízos.

3 – Saiba analisar os indicadores

Um bom software de gestão conta com métricas e dados para te ajudar a conhecer melhor os seus clientes, entender como é feita a venda dos produtos e estruturar as melhores estratégias de gestão.

4 – Descubra falhas e corrija o curso

Os indicadores sobre a sua farmácia, obtidos por meio do software de gestão, também permitem traçar uma imagem sobre todos os processos gerenciais e identificar falhas que podem causar prejuízos, além de evitar erros causados por processos manuais.

5 – Tenha uma gestão financeira veloz

A tecnologia permite que a sua farmácia tenha ainda mais recursos para fugir da crise! Com um software de gestão bem construído, a inclusão, processamento e análise dos dados financeiros do seu negócio se tornam simples e úteis para a melhor tomada de decisão.

6 – Gerencie o crédito dos seus clientes

Em um período de baixo crescimento econômico, é essencial poder contar com recursos de gestão de crédito, principalmente para clientes com alto volume de compra. Em contrapartida, com um software de gestão integrado às plataformas de controle de crédito, você pode se proteger contra a inadimplência de forma simples.

7 – Automatize a sua gestão tributária

Não tem nada mais complicado – e exaustivo – para um gestor do que a gestão tributária e fiscal da sua farmácia. Ainda bem que a tecnologia permite que as empresas automatizem as suas obrigatoriedades fiscais, ganhando tempo e economizando com a contratação de um funcionário dedicado a essa função.

E aí, gostou das nossas dicas? E essa é apenas uma amostra do que os recursos do SuperSCE Farma podem agregar à sua farmácia. Navegue pelo nosso site, entre em contato e conheça tudo o que o nosso software pode fazer pelo seu negócio!

 

 



Deixe uma resposta