6 vantagens que uma boa gestão financeira traz para a sua empresa

Um negócio de sucesso passa por uma administração eficaz em vários setores. E uma boa gestão financeira traz, para a sua empresa, vantagens imprescindíveis, possibilitando a saúde corporativa. Negligenciar esse ponto não apenas o posicionará atrás da concorrência, como também pode minar as oportunidades no seu segmento de atuação.

Felizmente, com a tecnologia, sistemas de gestão, softwares, aplicativos e outros dispositivos ajudam a centralizar e automatizar as finanças do negócio. Para elencar ainda mais benefícios nesse sentido, conheça as 6 vantagens que uma boa gestão financeira traz para a sua empresa.

  1. Melhora nos índices

Encontrar o break even point (ponto de equilíbrio financeiro), calcular a margem de contribuição, ampliar o relacionamento com clientes, entre outros. A melhora nos índices financeiros é consequência direta de uma boa gestão.

Métricas e dados transparentes, apontando o direcionamento dos investimentos corporativos, possibilitam enxugar gastos e abrir novas oportunidades. Tudo feito através dessa ferramenta de controle das finanças.

  1. Regularidade fiscal

Não são poucas as empresas que tem problemas com o Fisco. Muito disso se deve à falta de uma boa gestão financeira. Se bem aplicada, o gerenciamento das contas internas impede multas e sanções impostas pela Receita Federal.

Como a contabilidade depende da transparência das movimentações empresariais, gerir sem muita atenção pode impedir que as contas fechem. Gasta-se menos, também, com assessoria jurídica – o que reflete e comporta mais um benefício nesse sentido.

  1. Planejamento adequado

Outra vantagem que uma boa gestão financeira traz para a sua empresa é a possibilidade de um planejamento adequado do negócio. Sem essa ferramenta é impossível entender como está a atual situação empresarial.

O planejamento torna-se indispensável quando a falta dele é responsável por grande parte das 60% empresas que fecham antes dos 5 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

  1. Produtividade e ganho de tempo

Há dois fatores que são amplificados quando falamos de uma boa gestão financeira: a produtividade dos colaboradores e o ganho de tempo nas operações. Aliados a um sistema de gestão, eles possibilitam maximizar as vantagens para sua empresa.

No quesito produtividade, os colaboradores poderão focar em outras rotinas produtivas, evitando o excesso de retrabalho; já no ganho de tempo, você e toda a equipe podem focar em ações, pois sistemas do gênero mantém tudo centralizado e automatizado.

  1. Amplia os investimentos externos

Linhas de financiamento por instituições financeiras e aporte de investidores acontecem quando há transparência das contas internas. Nesse sentido, a gestão financeira eficaz é indispensável para que isso se concretize.

Ferramentas de gerenciamento mostram que há compromisso do negócio, por meio do gestor, de crescer organicamente. Assim, fazer um empréstimo para expandir a empresa e conseguir investimentos externos passa pela gestão contundente.

  1. Tranquilidade nas operações

Quem é empresário sabe: poucas coisas tiram tanto o sono quanto indicadores que apontam para o vermelho, contas que não fecham e falta de dados financeiros. A gestão das finanças novamente é uma aliada para trazer algo indispensável: a tranquilidade nas operações.

E as consequências aqui são diversas – como menos trabalho de toda a equipe, possibilidade de contratar funcionários de acordo com as contas corporativas, análise direta dos indicadores e foco em uma empresa financeiramente sustentável.

Conhecendo as 6 vantagens que uma boa gestão financeira traz para a sua empresa, veja como podemos te ajudar a levar esses pontos positivos para o seu negócio por meio do Super SCE!



Deixe uma resposta