08 Benefícios de realizar a gestão de estoque do seu e-commerce! - Rensoftware

08 Benefícios de realizar a gestão de estoque do seu e-commerce!

Neste artigo você terá bastante clareza sobre conceitos chaves, que o ajudarão no gerenciamento do seu e-commerce.

Do que se trata a gestão de estoque?

Uma má gestão de estoque significará um mau atendimento ao cliente, com pedidos atrasados ​​ou até cancelados por falta de informação, algo que definitivamente não pode ocorrer em um e-commerce.

Ou seja, podemos dizer que maior produtividade, melhor atendimento ao cliente e uma visão mais clara do estoque são algumas das consequências de um bom controle. 

Sendo assim, isso só é possível com a implementação de boas estratégias e ferramentas que nos ajudam a manter resultados positivos.

Uma gestão de estoque eficiente e equilibrada garante a minimização e prevenção de erros operacionais. Além disso, oferece uma visão global de todos os produtos do negócio e, ao mesmo tempo, permite o controle de estoques novos e já vendidos.

Como se faz controle e gestão de estoque em e-commerce?

Quando você vende produtos em sua loja virtual, é fácil perder o controle, já que as vendas virtuais acontecem sem a necessidade de consultar seu estoque físico.

Embora a quantidade de informações críticas que circulam em sua organização possa parecer esmagadora, existem algumas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a controlá-las. Um sistema de gerenciamento de estoque é uma dessas soluções.

Ao usar alguns componentes-chave em combinação com o software de gerenciamento de estoque, você estará no caminho certo para que a gestão do e-commerce funcione sem problemas.

8 Benefícios da gestão de estoque para seu e-commerce!

Anteriormente você conferiu do que se trata e como fazer a gestão de estoque do seu e-commerce, mas e os benefícios, quais são? Separamos 8 deles para te convencer a implementar em seu empreendimento, confira:

1. Integração de setores 

O e-commerce deve estar integrado com as plataformas online onde os produtos são vendidos. Dessa forma, quando seus clientes compram um produto, os operadores do site podem preparar o pedido imediatamente e enviá-lo o mais rápido possível.

Com  uma integração entre compras, sua gestão de estoque e vendas, terá como resultado final: clientes satisfeitos. O que se traduzirá em transações bem-sucedidas e, consequentemente, lucros.

2. Precisão de compras

Com um software de gestão, você poderá verificar os recursos disponíveis na plataforma, saber a localização exata de cada item, acompanhar a entrada e saída de produtos e prever quando a mercadoria vai acabar.

3. Redução de custos

Se seus produtos forem distribuídos corretamente no site, o espaço será otimizado. Assim, além de evitar perdas, haverá redução dos custos. Caso contrário pode causar prejuízos e danificar profundamente a saúde do seu negócio. Com gastos bem direcionados, quem ganha é sua empresa.

4. Suporte para compras

Se tudo está automatizado, isso ajudará você a identificar imediatamente problemas como falta de estoque. Portanto, se a demanda aumentar, será possível tomar precauções para não ficar sem estoque.

5. Controle dos fornecedores

É importante gerenciar as informações sobre fornecedores em um só lugar. Por isso, o sistema funciona como um local único para organizar todas as atividades relacionadas aos fornecedores. Isso garante que a eficiência e o crescimento a longo prazo sejam alcançados de maneira lucrativa.

Além disso, facilita a relação com o fornecedor, garantindo a conclusão bem-sucedida dos projetos no prazo, melhorando suas relações comerciais com os fornecedores.

6. Otimização dos processos

Ajuda a fornecer resultados compreensíveis com uma atividade sistemática, de forma constante e planejada, para a gestão oportuna dos processos e dados da sua empresa.

Além disso, facilita processos! Utilizar um software adequado às necessidades com um procedimento estruturado, elimina demasiados riscos de eventuais erros que possam ocorrer com o Excel.

7. Evita prejuízos 

O objetivo é vender produtos o mais rápido possível para recuperar o dinheiro investido nas compras com seus fornecedores. Sendo assim, ao equilibrar vendas e despesas, você garantirá melhor fluxo de caixa e maior liquidez.

8. Prevê falhas 

Falhas no setor podem custar dinheiro para a sua empresa. No entanto, quando se utiliza um software, minimiza falhas humanas, além de acelerar processos de monitoramento.

A melhor maneira de gerenciar o estoque em qualquer empresa é por meio de um software ou programa que permite rastrear produtos desde a entrada no estoque até a saída.

Portanto, controlar o estoque em tempo real, de forma otimizada, precisa e eficiente terá um impacto positivo em outros processos como compras e vendas. No entanto, sua má gestão pode extinguir uma organização.

E você, sabe quanto estoque tem de cada produto? Se a resposta for não, é hora de ter um sistema de controle para isso.

Com o EasyRen a gestão de estoque do seu e-commerce será impecável!

Como você sabe, gerenciar estoques é um trabalho que absorve muito tempo e pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, devido à quantidade de informações e cruzamentos de dados que isso implica.

Como se isso não bastasse, os erros na gestão de estoques são caros. Sem exagero!

Qualquer omissão ou erro pode impactar suas finanças e seu atendimento ao cliente, elevando o custo de seu estoque, gerando uma grande quantidade de mercadorias vencidas ou tornando você vítima de furto de formigas.

Mas não se preocupe! Precisamente, um sistema de controle de estoque é uma ferramenta que serve para facilitar a gestão de estoque em tempo real e minimizar erros, independentemente do número de itens que você gerencia.

Um software de inventário, como o EasyRen, tem diversos benefícios, confira alguns:

🔵 Automatiza a movimentação de estoques, em sincronia com vendas, compras e produção.

🔵 Elimina erros de captura.

🔵 Oferece planejamento com precisão.

🔵 Gera relatórios.

🔵 Conhece o nível de estoque em tempo real.

E mais, ainda é possível ter:

Curva ABC

Este método de avaliação também é conhecido como método 80/20 e consiste em definir a importância de seus produtos com base na quantidade e valor que eles representam. Ao categorizar dessa forma, você poderá identificar facilmente quais bens merecem mais ou menos atenção.

– Visão geral de estoque em tela única

Imediatamente, facilita o monitoramento o desempenho dos negócios de forma rápida e fácil com visualização de dados clara para compreensão imediata dos eventos atuais.

– Registro de entrada e saída

Controle custos, eficiência de processos e avalie resultados econômicos. Sendo assim, planeje as atividades da empresa tudo em um único sistema.

– Análises completas de perdas

O Controle de Gestão resume de imediato em um enorme volume de números, em constante evolução. Ou seja, é estratégico adotar um modelo de Controle de Gestão eficaz que mapeie os principais processos de negócios, adaptando-se às peculiaridades e necessidades da sua empresa.

Relatórios precisos do setor

É ideal para integrar dados de diferentes fontes com objetivo de visualizar e monitorar efetivamente os indicadores de desempenho da empresa. Portanto, visualizar processos fica muito mais fácil!

Dessa forma, ao discutir como melhorar seu gerenciamento de estoque, faça algumas perguntas a si mesmo: Como você aborda esse problema em seu negócio? Quais problemas você já encontrou que o sobrecarregam? O que você gostaria de mudar e não sabe como?

A resposta pode estar mais perto do que você imagina. Ajudamos muitas empresas a gerenciar o inventário de comércio eletrônico com mais eficiência enquanto expandem seus negócios. Consulte-nos sem compromisso.



Deixe uma resposta